SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O processo psicoterapêutico de uma criança: análise baseada no Child Psychotherapy Q-Set índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

NUNEZ-RODRIGUEZ, Susana; SOUZA, Ana Paula Lazaretti de  e  KOLLER, Sílvia Helena. Adaptação transcultural e propriedades psicométricas da versão em português do Índice de Aspirações (IA). Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 1169-1180. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-20.

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma adaptação transcultural e uma avaliação psicométrica do Índice de Aspirações (IA) para o contexto brasileiro. Este instrumento avalia a importância que os indivíduos dão para diferentes metas na vida. Participaram 971 jovens brasileiros de 18 a 30 anos de idade (Mage= 22,8; DP=3,4). A adaptação transcultural demonstrou que o instrumento era adequado a nível linguístico e cultural. A análise fatorial confirmatória (AFC) mostrou a adequação do modelo original de 11 fatores para o contexto brasileiro, e a AFC multigrupo mostrou que esta estrutura permaneceu invariante para grupos de diferentes níveis socioeconômicos. Além disso, a análise de escalonamento multidimensional (MDS) replicou a estrutura bidimensional como uma representação gráfica dos dados. Com uma dimensão que subjaz às metas intrínsecas (i.e. autoaceitação, afiliação) versus as extrínsecas (i.e. sucesso financeiro, imagem), e a segunda dimensão definida por metas de autotrascendência (i.e. espiritualidade) versus metas físicas (i.e. saúde). Os resultados sugerem que o IA é um instrumento confiável para avaliar diferentes tipos de metas e que pode ser usado com a população brasileira de diferentes regiões e níveis socioeconômicos.

Palavras-chave : Metas; Teoria da Autodeterminação; Índice de Aspirações; AFC; pesquisa transcultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License