SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Caso Vera: el rol del psicoterapeuta e la alianza de trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FOCH, Gisele Fernandes de Lima; SILVA, Andressa Melina Becker da  y  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Enfrentamento religioso-espiritual de mães com bebê em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1193-1203. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-01.

A Teoria Motivacional do Coping (TMC) define o enfrentamento como a forma com que as pessoas regulam o comportamento, a emoção e a orientação motivacional frente ao estressor. A internação do filho em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é uma condição estressante, sendo frequente o uso do coping religioso-espiritual. Analisou-se o processo de enfrentamento de 20 mães (17-39 anos), com bebês internados em UTIN (M =10 dias). Foi aplicada a versão brasileira da RCOPE Scale (Religious Coping Questionnaire), denominada Escala de Coping Religioso-Espiritual - CRE (87 itens), organizados em 8 fatores de CREP (positivo) e 4 de CREN (negativo). Analisaram-se suas relações com categorias de enfrentamento adaptativas (Autoconfiança, Busca de suporte, Resolução de problemas, Busca de Informações, Acomodação, Negociação) e mal adaptativas (Delegação, Isolamento, Desamparo, Fuga, Submissão e Oposição). Os índices da Escala CRE ficaram na média, com predomínio de CREN e maior frequência de Posicionamento Negativo frente a Deus, e de estratégias mal adaptativas, como Submissão, Fuga e Oposição. Houve correlações entre CREP e famílias adaptativas; e entre CREN e famílias mal adaptativas. Foi possível identificar o uso do coping religioso-espiritual nesta amostra e analisar suas relações com o processo adaptativo, ampliando as possibilidades de análise da Escala CRE.

Palabras clave : Coping; estresse; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Escala de Coping Religioso-Espiritual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License