SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Enfrentamento religioso-espiritual de mães com bebê em Unidade de Terapia Intensiva NeonatalServiço escola de psicologia e as políticas de saúde e de assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PEIXOTO, Evandro Morais et al. Caso Vera: intervenções do psicoterapeuta e aliança terapêutica. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1205-1215. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-02Pt.

Entre os fatores que contribuem para o êxito das psicoterapias estão associados aspectos do psicoterapeuta, do paciente e da qualidade da relação entre ambos. Esta pesquisa objetivou avaliar um processo breve psicodinâmico relacionando dois destes aspectos, as intervenções verbais da psicoterapeuta e a aliança terapêutica estabelecida entre paciente e psicoterapeuta. Empregou-se estudo de caso único e instrumentos clínicos para avaliar as variáveis propostas: Classificação das Intervenções Terapêuticas (IT) e Inventário de Aliança de Trabalho - versão do observador (Working Alliance Inventory Short - observer version - WAI-S-O). Os resultados revelaram que a estratégia interventiva adotada pela psicoterapeuta foi predominantemente expressiva e houve aumento nas médias da aliança terapêutica da fase inicial para as demais. Pode-se perceber, também, que as intervenções foram modeladas segundo as características inerentes às diferentes fases do processo terapêutico, em especial a etapa de término, onde o conflito central de relacionamento da paciente, o medo de ser abandonada, pode ser reeditado e elaborado. Limitações do estudo são apontadas.

Palavras-chave : Mudança em psicoterapia (psicologia); processos psicoterapêuticos; estudo de caso único.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License