SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Vera case: psychotherapist interventions and therapeutic allianceWhat are left and right in Argentina?: Cognitive squemas of citizens from Cordoba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GOMES, Maria Aparecida de França  and  DIMENSTEIN, Magda. Serviço escola de psicologia e as políticas de saúde e de assistência social. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1217-1231. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-03Pt.

O presente artigo tem como objetivo discutir as práticas desenvolvidas nos Serviços Escola de Psicologia (SEP), na perspectiva da formação de psicólogos para as políticas de saúde e assistência social. Participaram desta pesquisa 57 estagiários e 24 egressos de quatro SEP no Rio Grande do Norte (RN). Foi utilizado como instrumento um questionário, aplicado com estudantes que estavam realizando estágio curricular em cada um dos SEP no ano de 2012. Esse mesmo instrumento foi enviado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-17), através da plataforma Google, para os egressos concluintes em 2010 e 2011. Os resultados apontam para a predominância do modelo de atenção baseado na psicologia clínica tradicional, embora a articulação com as redes de saúde e de assistência social já possa ser timidamente visualizada. Diferentes modalidades de práticas também foram detectadas, para além das psicoterapias e avaliação psicológica. Contudo, os SEP ainda permanecem isolados, seja dos demais cursos que compõem o rol de categorias profissionais que atuam nesse âmbito, seja dos serviços de saúde e de assistência social.

Keywords : Serviço escola de psicologia; ensino da psicologia; política de saúde; política de assistência social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License