SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Serviço escola de psicologia e as políticas de saúde e de assistência social"Ceder à tentação": auto-controle como um recurso valioso mas limitado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BRUSSINO, Silvina et al. O que são a esquerda e a direita na Argentina?: Esquemas cognitivos de cidadãos de Córdoba. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1249-1264. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-04Es.

Na atualidade destaca-se um revival da pesquisa em ideologia política. O caso da Argentina é paradigmático porque tanto a esquerda como a direita têm um sentido particular e especifico vinculado ao contexto socio-histórico e cultural do país. Nessa linha, o presente trabalho procurou aportar para à compreensão dos sentidos vinculados com as etiquetas ideológicas "esquerda" e "direita" da perspectiva da Psicologia Política. Assim, mediante uma amostra não aleatória por quotas de 395 pessoas (Midade= 37,6 anos), através da técnica de associação livre, analisamos as categorias cognitivas dos participantes em torno das frases "esquerda na Argentina" e "direita na Argentina". Os dados foram analisados mediante a técnica de Redes Semânticas. Entre os resultados mais significativos, identificamos redes semânticas de uma grande diversidade e riqueza, que contrastam entre si em função do seu nível de sofisticação cognitiva e a sua presença de elementos idiossincráticos. Ao mesmo tempo, as análises de qui-quadrado feitas identificaram relações significativas entre as variáveis sociodemográficas e as noções de direita e esquerda.

Palavras-chave : Ideologia Política; esquemas cognitivos; direita; esquerda; Argentina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License