SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4O que são a esquerda e a direita na Argentina?: Esquemas cognitivos de cidadãos de CórdobaPercepção e uso de tecnologias da informação e comunicação por psicoterapeutas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOFIA, Rui  e  JOSE FERNANDO. "Ceder à tentação": auto-controle como um recurso valioso mas limitado?. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1281-1295. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-05.

A vida desafia-nos constantemente com tentações que temos de resistir de modo a seguir as regras da sociedade e alcançar os nossos objetivos. O modelo força de auto-controle postula que a capacidade de auto-controle depende de uma energia mental limitada, que pode ser esgotada. No presente artigo de revisão analisamos e exploramos a investigação passada e atual acerca do constructo de auto-controle. Partindo de diferentes perspectivas da conceptualização e operacionalização em torno do constructo de auto-controle, revemos e sintetizamos os principais estudos do modelo da força do auto-controle, bem como do efeito da depleção do ego. Também revemos estudos passados e atuais acerca dos benefícios, sobretudo nas principais dimensões da vida, mas também para os custos das falhas no auto-controle. A seguir, apresentamos e discutimos algumas perspectivas alternativas e complementares para as abordagens ao auto-controle. Finalmente, algumas considerações e implicações teóricas e empíricas foram apresentadas, na tentativa de encorajar a investigação futura e a intervenção aplicada na área geral do auto-controle.

Palavras-chave : Auto-controle; "depleção do ego"; tentação; energia mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License