SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4"Ceder a la tentación": el autocontrol como un recurso valioso pero limitado?El apoyo social y la individuación en jóvenes de distintas configuraciones familiares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

HALLBERG, Sílvia Cristina Marceliano  y  LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo. Percepção e uso de tecnologias da informação e comunicação por psicoterapeutas. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1297-1309. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-06.

O presente trabalho relata e discute os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a percepção e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) por psicoterapeutas. O delineamento do estudo foi quantitativo, exploratório, descritivo e de corte transversal com amostra de 155 psicoterapeutas, graduados em psicologia, entre 23 e 72 anos (M= 36,74; DP=11,45). Esses clínicos responderam a um questionário online sobre percepção e uso de TICs. Os resultados apontam que as TICs estão significativamente presentes na vida dos psicoterapeutas, mas no âmbito profissional seu uso é mais restrito. Com exceção de pedidos de solicitação de amizades de pacientes, via Facebook, os clínicos pesquisados não se sentem desconfortáveis ao se comunicarem com pacientes através de TICs. Os participantes se mostraram indecisos quanto às percepções a respeito das resoluções legais sobre TICs e psicoterapia. Alerta-se para a necessidade de mais estudos empíricos sobre uso de redes sociais por psicoterapeutas. Sugere-se o desenvolvimento de estudos randomizados, com amostra nacional, para uma descrição mais generalizada acerca do uso de TICs por psicoterapeutas brasileiros, assim como estudos de delineamento qualitativo para aprofundamento da compreensão desse tema.

Palabras clave : Psicoterapia; computadores; internet; telefone celular; redes sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License