SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Percepção e uso de tecnologias da informação e comunicação por psicoterapeutasNas "filas de espera": tempo entre submissão e aceitação de manuscritos em periódicos brasileiros de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Ana Raquel; MELO, Olga  e  MOTA, Catarina Pinheiro. Suporte social e individuação em jovens de diferentes configurações familiares. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1311-1327. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-07.

O estabelecimento de laços com a família, amigos ou mesmo professores é crucial para o desenvolvimento dos adolescentes e jovens adultos. Uma individuação bem-sucedida na adolescência implica qualidade de relação. O presente estudo tem como objetivo analisar as diferenças na percepção do suporte social e processo de individuação em função da configuração familiar, bem como analisar o poder preditor da configuração familiar, do gênero, da idade e da percepção do suporte social dos jovens no processo de individuação. A amostra foi constituída por 827 jovens a frequentarem o ensino secundário e universitário, com idades entre os 13 e os 25 anos. A coleta de dados foi realizada no Norte de Portugal, mediante questionários de auto-relato: Social Support Appraisals (SSA) e Munich Individuation Test of Adolescence (MITA). Os resultados mostraram que jovens de famílias intactas apresentavam uma individuação mais bem-sucedida comparativamente com jovens de famílias divorciadas, e ainda evidenciaram o poder preditor da percepção do suporte da família no desenvolvimento da individuação. Neste sentido, verificou-se a importância da configuração e do suporte familiar para uma individuação bem-sucedida.

Palavras-chave : Suporte social; individuação; divórcio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License