SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Social support and young people individuation in different family configurationsSocial skills and school performance in portuguese and mathematics in elementary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

HOHENDORFFI, Jean Von; DESOUSA, Diogo Araújo; PEREIRA, Anderson Siqueira  and  KOLLER, Silvia Helena. Nas "filas de espera": tempo entre submissão e aceitação de manuscritos em periódicos brasileiros de psicologia. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1329-1341. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-08.

Revistas científicas são um dos principais veículos para a disseminação de achados científicos tendo um papel crucial no desenvolvimento da ciência. No entanto, tais objetivos exigem um processo editorial eficiente. O objetivo desse estudo foi descrever a média de tempo entre submissão e aceitação de manuscritos em revistas brasileiras de alta qualidade em Psicologia e investigar associações entre o tempo de submissão/aceitação e aspectos do processo editorial. Foram selecionados 44 periódicos dos estratos mais altos do Qualis CAPES da área de Psicologia. Foi consultado o tempo entre as datas de submissão e aceitação dos artigos disponíveis online nos quatro últimos números de cada revista (n = 2.580). A média de tempo foi de 235,37 dias (DP = 192,95). Quanto mais alto o estrato Qualis, maior o tempo entre submissão/aceitação. Quanto maior o número de membros no corpo editorial, menor o tempo entre submissão/aceitação. O tempo entre submissão/aceitação foi menor nas revistas de associações/conselhos em comparação às revistas de universidades/faculdades. Os resultados são discutidos enfatizando o impacto de processos editoriais na divulgação do conhecimento e na avaliação de pesquisadores e revistas científicas. Sugestões são oferecidas com a finalidade de tornar mais eficaz o processo editorial.

Keywords : Políticas editoriais; indicadores de produção científica; artigo de revista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License