SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Suporte social e individuação em jovens de diferentes configurações familiaresHabilidades sociais e desempenho escolar em português e matemática em estudantes do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

HOHENDORFFI, Jean Von; DESOUSA, Diogo Araújo; PEREIRA, Anderson Siqueira  e  KOLLER, Silvia Helena. Nas "filas de espera": tempo entre submissão e aceitação de manuscritos em periódicos brasileiros de psicologia. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1329-1341. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-08.

Revistas científicas são um dos principais veículos para a disseminação de achados científicos tendo um papel crucial no desenvolvimento da ciência. No entanto, tais objetivos exigem um processo editorial eficiente. O objetivo desse estudo foi descrever a média de tempo entre submissão e aceitação de manuscritos em revistas brasileiras de alta qualidade em Psicologia e investigar associações entre o tempo de submissão/aceitação e aspectos do processo editorial. Foram selecionados 44 periódicos dos estratos mais altos do Qualis CAPES da área de Psicologia. Foi consultado o tempo entre as datas de submissão e aceitação dos artigos disponíveis online nos quatro últimos números de cada revista (n = 2.580). A média de tempo foi de 235,37 dias (DP = 192,95). Quanto mais alto o estrato Qualis, maior o tempo entre submissão/aceitação. Quanto maior o número de membros no corpo editorial, menor o tempo entre submissão/aceitação. O tempo entre submissão/aceitação foi menor nas revistas de associações/conselhos em comparação às revistas de universidades/faculdades. Os resultados são discutidos enfatizando o impacto de processos editoriais na divulgação do conhecimento e na avaliação de pesquisadores e revistas científicas. Sugestões são oferecidas com a finalidade de tornar mais eficaz o processo editorial.

Palavras-chave : Políticas editoriais; indicadores de produção científica; artigo de revista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License