SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Nas "filas de espera": tempo entre submissão e aceitação de manuscritos em periódicos brasileiros de psicologiaMindfulness em ambientes escolares: adaptações e protocolos emergentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BARTHOLOMEU, Daniel; MONTIEL, José Maria; NEIA, Soraia  e  SILVA, Marjorie C. Rocha. Habilidades sociais e desempenho escolar em português e matemática em estudantes do ensino fundamental. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1343-1358. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-09Pt.

No presente trabalho verificou-se a relação das habilidades sociais e desempenho escolar em diferentes anos escolares e por sexo, visando fornecer evidências de validade para o Teste de Habilidades Sociais em Crianças e Adolescentes em situação escolar (THAS-C). Foram avaliadas 196 crianças do Ensino Fundamental de duas escolas do interior do estado de São Paulo, com idades que variaram de 8 a 10 anos, sendo 52% do sexo feminino. Foi aplicado o Teste de Habilidades Sociais para crianças em situação escolar e o Teste de Desempenho de Escrita, Leitura e Matemática. Dentre os resultados, se verificou que um repertório maior de habilidades sociais tende a ser acessado em anos escolares mais avançados e parecem facilitar o desempenho em diferentes áreas de desempenho igualmente. Os resultados apresentam consonância com a literatura, indicando a necessidade de se ampliar as informações acerca do repertório social em crianças com diferentes desempenhos escolares. Neste sentido, pode-se aferir que as condutas se associam às dificuldades específicas em escrita, leitura e matemática e, que o curso destas associações varia em razão do sexo e idade. Além disso, se verificou a importância da avaliação e consideração de estudos sobre as habilidades sociais, dadas as implicações educacionais associadas.

Palavras-chave : Avaliação escolar; desempenho escolar; déficits em habilidades sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License