SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Habilidades sociais e desempenho escolar em português e matemática em estudantes do ensino fundamentalDiversidade sexual e relações profissionais: concepções de médicos e enfermeiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

TATTON-RAMOS, Tiago Pires et al. Mindfulness em ambientes escolares: adaptações e protocolos emergentes. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1375-1388. ISSN 1413-389X.

Estudos têm demonstrado o impacto positivo das Mindfulness Based Interventions (MBIs) no tratamento de doenças e transtornos mentais em adultos. Recentemente, as MBIs estão sendo adaptadas para crianças e adolescentes em ambiente escolar. O objetivo deste artigo é discutir as adaptações necessárias, o papel da Autocompaixão, os efeitos das intervenções e o treinamento de professores através de três MBIs adaptadas para escolas: Dot-Be, MindUp e Learning to Breath. Os resultados indicam que MBIs para escolas devem ter menor duração das sessões; maior integração das práticas com o quotidiano; maior exploração dos cinco sentidos; maior utilização de metáforas, linguagem visual e tecnologia; e envolvimento de familiares, professores e educadores. Tanto o conceito quanto as práticas de Autocompaixão são utilizadas nestas MBIs, afetando a estrutura das intervenções e a escolha das práticas, e os efeitos nos desfechos pesquisados. Evidências sugerem que os efeitos do treinamento de Mindfulness em ambientes educacionais podem ser semelhantes àqueles verificados em adultos em contextos de saúde. Entretanto, com a proliferação de protocolos de treinamento para professores e gestores educacionais, as evidências de efetividade de MBIs neste contexto não podem ser generalizadas. Visando contribuir com esse processo, apresenta-se um modelo de treinamento em Mindfulness para a equipe educacional.

Palavras-chave : Mindfulness; autocompaixão; escolas; crianças; intervenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License