SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Mindfulness em ambientes escolares: adaptações e protocolos emergentesPropriedades psicométricas da versão brasileira da escala de novo paradigma ecológico: revisada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

VITIRITTI, Bruno; ANDRADE, Sonia Maria Oliveira de  e  PERES, José Eduardo de Carvalho. Diversidade sexual e relações profissionais: concepções de médicos e enfermeiros. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1389-1405. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-11.

Objetivou-se analisar os discursos de profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, quanto as suas concepções acerca da diversidade sexual. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, sob a perspectiva sócio-histórica, sendo a psicologia social o fundo metodológico, para organização e análise dos discursos. Entrevistaram-se quatorze médicos e enfermeiros que atuam na cidade de Campo Grande, MS. Identificaram-se duas categorias representativas da experiência dos profissionais: (a) Refletindo sobre as diversidades sexuais e (b) Entendendo a relação entre o profissional de saúde hetero e homossexual. Da primeira emergiram os temas, "criando um conceito para diversidades sexuais", "concepção pessoal de diversidades sexuais", "as reações diante do paciente pertencente às diversidades" e "como administrar as mudanças exigidas". Da segunda,"a discriminação e o preconceito", "a aceitação", "a dicotomia nas relações profissionais", "os estereótipos" e "a busca pelo respeito e igualdade". Conceitos sedimentados sobre os papeis de gênero ainda figuram nos discursos dos profissionais de saúde, fato que fomenta a legitimação da heteronormatividade. Discursos menosprezando as expressões de liberdade buscadas pela população LGBT são frequentes nas falas dos profissionais tanto homo quanto heterossexuais. Apesar de se sentirem aceitos em seus ambientes de trabalho, os profissionais de saúde homossexuais ocultam sua vida pessoal.

Palavras-chave : Saúde; comportamento sexual; prática profissional; relação profissional-paciente; preconceito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License