SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Diversidade sexual e relações profissionais: concepções de médicos e enfermeirosEventos de vida positivos e negativos em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PIRES, Pedro et al. Propriedades psicométricas da versão brasileira da escala de novo paradigma ecológico: revisada. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1407-1419. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-12.

O Novo Paradigma Ecológico (NPE-R) é um dos marcos na medida de atitudes ecológicas. Suas propriedades psicométricas têm sido investigadas durante os últimos dez anos, mas não há na literatura análises disponíveis utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Com esse objetivo, foram recrutados 410 participantes para responder os 15 itens da NPE-R em português brasileiro. Uma análise de itens foi conduzida considerando: dimensionalidade, confiabilidade, discriminação, informação do item e hierarquia de itens/pessoas. A análise de componentes principais dos resíduos padronizados suporta uma estrutura unidimensional. Resultados do ajuste dos itens pelos coeficientes de INFIT e OUTFIT indicam que os itens possuem bom poder preditivo para os padrões de resposta no continuum de traço latente representativo do ecocentrismo. Por sua vez, os resultados para o poder de discriminação da escala e a hierarquia de itens apontam que a escala é restrita quanto aos níveis de dificuldade que abarca. Os achados incluem que os itens mais reveladores de atitudes ambientais para a amostra brasileira consistem no conjunto que representa a faceta de "limites de crescimento".

Palavras-chave : Ecocentrismo; atitudes ambientais; valores; análise de itens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License