SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Positive and negative life events in childrenEvidence of efficacy and translational overconfidence in clinical behavioral analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GARCIA, Fernanda Pires; VAZ, Aline Melina  and  SCHMIDT, Andréia. Leitura compartilhada de livros e aprendizagem de palavras em crianças pré-escolares. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1437-1449. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-14Pt.

A leitura compartilhada de histórias é uma forma eficiente de promover a aprendizagem de vocabulário por crianças, mas os processos básicos envolvidos nessa aprendizagem ainda precisam ser esclarecidos. O objetivo deste estudo foi investigar a influência de dicas sociais na aprendizagem de palavras durante a leitura de livros, e se as novas relações palavras-figuras apresentadas nas histórias sustentariam um desempenho por exclusão posterior, diante de figuras desconhecidas. Duas histórias ilustradas não comerciais, contendo duas pseudopalavras cada, foram lidas com e sem a apresentação de dicas sociais para 12 crianças de 3 anos, em um delineamento de medidas repetidas. Sondas de emparelhamento, exclusão e nomeação avaliaram a aprendizagem dessas pseudopalavras. O desempenho das crianças não diferiu em relação à aprendizagem das pseudopalavras nas duas condições de leitura (com apresentação de dica social e sem dicas), e todas apresentaram desempenho por exclusão nas sondas planejadas. Esses resultados confirmam que a situação de leitura compartilhada promove aprendizagem de novas relações entre palavras e figuras, mas deixam em aberto o papel de dicas sociais nesse processo.

Keywords : Leitura compartilhada de livros; aprendizagem de palavras; comportamento verbal; análise do comportamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License