SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Eventos de vida positivos y negativos en niños y niñasLas evidencias de la eficacia y el exceso de confianza traslacional del análisis de conducta clínico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

GARCIA, Fernanda Pires; VAZ, Aline Melina  y  SCHMIDT, Andréia. Leitura compartilhada de livros e aprendizagem de palavras em crianças pré-escolares. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1437-1449. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-14Pt.

A leitura compartilhada de histórias é uma forma eficiente de promover a aprendizagem de vocabulário por crianças, mas os processos básicos envolvidos nessa aprendizagem ainda precisam ser esclarecidos. O objetivo deste estudo foi investigar a influência de dicas sociais na aprendizagem de palavras durante a leitura de livros, e se as novas relações palavras-figuras apresentadas nas histórias sustentariam um desempenho por exclusão posterior, diante de figuras desconhecidas. Duas histórias ilustradas não comerciais, contendo duas pseudopalavras cada, foram lidas com e sem a apresentação de dicas sociais para 12 crianças de 3 anos, em um delineamento de medidas repetidas. Sondas de emparelhamento, exclusão e nomeação avaliaram a aprendizagem dessas pseudopalavras. O desempenho das crianças não diferiu em relação à aprendizagem das pseudopalavras nas duas condições de leitura (com apresentação de dica social e sem dicas), e todas apresentaram desempenho por exclusão nas sondas planejadas. Esses resultados confirmam que a situação de leitura compartilhada promove aprendizagem de novas relações entre palavras e figuras, mas deixam em aberto o papel de dicas sociais nesse processo.

Palabras clave : Leitura compartilhada de livros; aprendizagem de palavras; comportamento verbal; análise do comportamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License