SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Leitura compartilhada de livros e aprendizagem de palavras em crianças pré-escolaresCriatividade e saúde mental: uma revisão da produção científica na ultima década índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LEONARDI, Jan Luiz  e  MEYER, Sonia Beatriz. Evidências de eficácia e o excesso de confiança translacional da análise do comportamento clínica. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1465-1477. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-15Pt.

O surgimento das terapias comportamentais seguiu a mesma estratégia que havia se mostrado bem-sucedida em outras ciências: extrapolar princípios validados empiricamente na pesquisa básica para a resolução de problemas humanos. Entretanto, apesar da relevância desses princípios para a prática terapêutica, a mera transposição direta desse conhecimento para os diversos tipos de problemas clínicos não garante, a priori, a efetividade da intervenção. Tendo em vista que uma das características definidoras da Análise do Comportamento Aplicada é o forte comprometimento com a sustentação empírica de seus procedimentos de intervenção, o objetivo deste artigo é avaliar o status atual das evidências de eficácia de um ramo da Análise do Comportamento Aplicada - a Análise do Comportamento Clínica ou Terapia Analítico-Comportamental - e fazer uma reflexão crítica sobre a concepção comumente disseminada de que essas terapias são cientificamente embasadas. Para cumprir esse objetivo, o artigo apresenta um esclarecimento acerca dos termos Terapia Comportamental, Análise do Comportamento Clínica e Terapia Analítico-Comportamental, sintetiza as evidências empíricas sobre as diversas modalidades de terapia que são abarcadas pela Análise do Comportamento Clínica e argumenta que a área sofre de um "excesso de confiança translacional" (a crença de que os dados da ciência básica são suficientes para fundamentar procedimentos de intervenção).

Palavras-chave : Terapia comportamental; análise do comportamento; psicologia clínica; psicoterapia; prática baseada em evidências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License