SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Evidências de eficácia e o excesso de confiança translacional da análise do comportamento clínicaO papel preditivo da habilidade empática sobre o perdão interpessoal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

OLIVEIRA, Karina da Silva; NAKANO, Tatiana de Cássia  e  WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade e saúde mental: uma revisão da produção científica na ultima década. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1493-1506. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-16.

A relação entre criatividade e saúde mental é foco de debate há mais de cinco séculos, sendo marcada, nos últimos anos pela mudança de paradigma proporcionada pela Psicologia Positiva, cujo foco volta-se à valorização de aspectos sadios e bem desenvolvidos no indivíduo. Buscando investigar melhor o enfoque que tem sido dado à essa relação, o presente estudo analisou a produção científica versada ao tema, publicada no período de 2004 a 2014 nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), PsycARTICLES, Academic Search Premier e Academic Search Elite. A partir da análise de 58 artigos, os resultados indicaram um crescimento não linear das produções, equilíbrio entre estudos do tipo teórico e empírico com metodologia qualitativa, publicados pelas áreas de Psicologia e Medicina com um foco predominantemente psicopatológico. Diante dos achados sugere-se o desenvolvimento de estudos sobre a temática, voltados à investigação dos aspectos sadios presentes na relação entre criatividade e saúde mental dentro da tendência atual da Psicologia Positiva.

Palavras-chave : Criatividade; Psicologia Positiva; Psicopatologia; saúde; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License