SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Creativity and mental health: a review of scientific production in the last decadeA possible dialogue between analytical psychology and complementary and alternative medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PINHO, Vanessa Dordron de; FALCONE, Eliane Mary de Oliveira  and  SARDINHA, Aline. O papel preditivo da habilidade empática sobre o perdão interpessoal. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1507-1518. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-17.

Pesquisas associam benefícios pessoais e interpessoais à empatia, uma habilidade de interação social que abrange aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A empatia envolve a capacidade para adotar a perspectiva afetiva e cognitiva do outro (tomada de perspectiva), para importar-se genuinamente com o bem-estar alheio (sensibilidade afetiva) e para comportar-se de forma congruente, expressando ao interlocutor que o compreende e se preocupa com o mesmo. Estudos recentes têm relacionado esta habilidade ao perdão interpessoal, o qual caracteriza-se pela mudança cognitiva, afetiva e comportamental em relação a um ofensor específico, de uma polaridade negativa a outra positiva. Neste estudo, objetivou-se avaliar o valor preditivo da empatia sobre o perdão, a partir de medidas de autorrelato multidimensionais. O Inventário de Empatia e o Enright Forgiveness Inventory foram aplicados a uma amostra brasileira, composta por 172 participantes. Análises de regressão indicaram que três fatores empáticos - Tomada de Perspectiva, Sensibilidade Afetiva e Altruísmo - foram preditores do perdão, nas dimensões afetiva e comportamental. Os resultados encontrados apoiam a importância da empatia para a ocorrência do perdão e sugerem que investir nesta habilidade seja um meio promissor de promoção do perdão em intervenções para superação da mágoa.

Keywords : Empatia; perdão; tomada de perspectiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License