SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Criatividade e saúde mental: uma revisão da produção científica na ultima décadaUm possível diálogo entre a psicologia analítica e a medicina alternativa e complementar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PINHO, Vanessa Dordron de; FALCONE, Eliane Mary de Oliveira  e  SARDINHA, Aline. O papel preditivo da habilidade empática sobre o perdão interpessoal. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1507-1518. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-17.

Pesquisas associam benefícios pessoais e interpessoais à empatia, uma habilidade de interação social que abrange aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A empatia envolve a capacidade para adotar a perspectiva afetiva e cognitiva do outro (tomada de perspectiva), para importar-se genuinamente com o bem-estar alheio (sensibilidade afetiva) e para comportar-se de forma congruente, expressando ao interlocutor que o compreende e se preocupa com o mesmo. Estudos recentes têm relacionado esta habilidade ao perdão interpessoal, o qual caracteriza-se pela mudança cognitiva, afetiva e comportamental em relação a um ofensor específico, de uma polaridade negativa a outra positiva. Neste estudo, objetivou-se avaliar o valor preditivo da empatia sobre o perdão, a partir de medidas de autorrelato multidimensionais. O Inventário de Empatia e o Enright Forgiveness Inventory foram aplicados a uma amostra brasileira, composta por 172 participantes. Análises de regressão indicaram que três fatores empáticos - Tomada de Perspectiva, Sensibilidade Afetiva e Altruísmo - foram preditores do perdão, nas dimensões afetiva e comportamental. Os resultados encontrados apoiam a importância da empatia para a ocorrência do perdão e sugerem que investir nesta habilidade seja um meio promissor de promoção do perdão em intervenções para superação da mágoa.

Palavras-chave : Empatia; perdão; tomada de perspectiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License