SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4A possible dialogue between analytical psychology and complementary and alternative medicineThe practice of psychological assessment in sport settings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SBICIGO, Juliana Burges; JANCZURA, Gerson Américo  and  SALLES, Jerusa Fumagalli de. Considerações metodológicas na elaboração de experimentos com priming de repetição. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1533-1547. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-19.

RESUMO O paradigma experimental do priming permite lançar luz sobre diferentes aspectos dos processos de memória e possui diversas aplicações. Priming é um efeito de memória implícita, no qual há a recuperação não consciente de informação experienciada recentemente. No Brasil, o volume de pesquisas utilizando esta metodologia é pouco expressivo se comparado à literatura internacional. Buscando incentivar estudos nesse paradigma, o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir aspectos metodológicos relevantes à elaboração de experimentos com priming de repetição, com ênfase na seleção de materiais (software, estímulos normatizados para o Brasil e relevância de fatores psicolinguísticos) e na manipulação de variáveis (instruções e tempo de exposição dos estímulos, por exemplo). Concluiu-se que: a) PsycoPy é uma excelente opção de software de acesso livre, enquanto E-prime é uma excelente opção com exigência de licença; b) estímulos dos testes de priming precisam dispor de normas brasileiras, considerando aspectos psicolinguísticos e normas para as propriedades de estímulos pictórios; c) Stimulus Onset Asynchrony (SOA) curtos (menores que 300 ms) associados à máscara são excelentes para investigar ativações automáticas e não conscientes de priming; e d) técnicas para reduzir a influência explícita devem ser utilizadas, como o Critério da Intencionalidade da Recuperação. São apresentadas recomendações para pesquisas futuras.

Keywords : Primingde repetição; memória implícita; psicologia experimental; cognição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License