SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Un diálogo posible entre la psicología analítica y la medicina alternativa y complementariaLa práctica de la evaluación psicológica en el ámbito deportivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SBICIGO, Juliana Burges; JANCZURA, Gerson Américo  y  SALLES, Jerusa Fumagalli de. Considerações metodológicas na elaboração de experimentos com priming de repetição. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1533-1547. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-19.

RESUMO O paradigma experimental do priming permite lançar luz sobre diferentes aspectos dos processos de memória e possui diversas aplicações. Priming é um efeito de memória implícita, no qual há a recuperação não consciente de informação experienciada recentemente. No Brasil, o volume de pesquisas utilizando esta metodologia é pouco expressivo se comparado à literatura internacional. Buscando incentivar estudos nesse paradigma, o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir aspectos metodológicos relevantes à elaboração de experimentos com priming de repetição, com ênfase na seleção de materiais (software, estímulos normatizados para o Brasil e relevância de fatores psicolinguísticos) e na manipulação de variáveis (instruções e tempo de exposição dos estímulos, por exemplo). Concluiu-se que: a) PsycoPy é uma excelente opção de software de acesso livre, enquanto E-prime é uma excelente opção com exigência de licença; b) estímulos dos testes de priming precisam dispor de normas brasileiras, considerando aspectos psicolinguísticos e normas para as propriedades de estímulos pictórios; c) Stimulus Onset Asynchrony (SOA) curtos (menores que 300 ms) associados à máscara são excelentes para investigar ativações automáticas e não conscientes de priming; e d) técnicas para reduzir a influência explícita devem ser utilizadas, como o Critério da Intencionalidade da Recuperação. São apresentadas recomendações para pesquisas futuras.

Palabras clave : Primingde repetição; memória implícita; psicologia experimental; cognição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License