SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Considerações metodológicas na elaboração de experimentos com priming de repetição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GARCIA, Renata Parente  e  BORSA, Juliane Callegaro. A prática da avaliação psicológica em contextos esportivos. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp. 1549-1560. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.4-20.

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização da avaliação psicológica na prática da psicologia do esporte no Brasil. Para tanto, foram entrevistados seis psicólogos esportivos no intuito de verificar suas opiniões a respeito da avaliação psicológica em sua rotina de trabalho. Foi utilizado um questionário contendo cinco perguntas semi-dirigidas contemplando a compreensão pessoal acerca da avaliação psicológica no esporte, a importância atribuída à sua realização no início do trabalho, os procedimentos adotados, o uso de testes psicológicos e as dificuldades encontradas. A partir dos relatos, discutidos com base na literatura de ambas as áreas - Psicologia do Esporte e Avaliação Psicológica, pode-se observar a relevância da utilização da avaliação psicológica em contextos esportivos para o conhecimento do atleta, de suas relações e de seu contexto, além de sua importância como norteadora das intervenções do psicólogo. A respeito dos procedimentos utilizados, aparecem majoritariamente as entrevistas, a observação e a aplicação de testes psicológicos. Estes últimos são referidos, ainda, como uma das maiores dificuldades encontradas pelos entrevistados, dada a inexistência de instrumentos como estes, específicos para a realidade esportiva, devidamente validados e adaptados à população brasileira.

Palavras-chave : Avaliação psicológica esportiva; avaliação psicológica; psicologia do esporte; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License