SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Fracasso escolar na educação básica: revisão sistemática da literaturaModelos teóricos em psicossomática psicanalítica: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LEMES, Carina Belomé  e  ONDERE NETO, Jorge. Aplicações da psicoeducação no contexto da saúde. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 17-28. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-02.

A psicoeducação é uma técnica que relaciona os instrumentos psicológicos e pedagógicos com objetivo de ensinar o paciente e os cuidadores sobre a patologia física e/ou psíquica, bem como sobre seu tratamento. Assim, é possível desenvolver um trabalho de prevenção e de conscientização em saúde. O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso da psicoeducação no âmbito da saúde relatando a sua aplicabilidade nas doenças físicas e mentais, bem como seu envolvimento nessa área. O método consiste em uma revisão sistemática da literatura cuja palavra-chave utilizada foi "psicoeducação" nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PePSIC (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Em um total de 59 artigos, foram incluídos 29. Destes, 9 artigos eram repetidos, resultando em um total de 20 estudos. A psicoeducação pode ser utilizada tanto para transtornos psicológicos quanto para doenças orgânicas, correspondendo a 85% e 15% dos artigos, respectivamente. Ela pode ser aplicada tanto em cuidadores quanto em pacientes, correspondendo a 40% e 45% dos estudos, respectivamente. A sua técnica pode ser aplicada nos seguintes contextos: cuidados paliativos, doenças crônicas, grupoterapia e saúde pública. A partir dos resultados e da discussão, a psicoeducação é uma técnica que possui aplicações em diversas áreas da saúde, englobando transtornos psicológicos e doenças orgânicas.

Palavras-chave : Psicoeducação; intervenção; saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License