SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Applying psychoeducation in healthBody image evaluation of the obese population in a surgical weight reduction context: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GALDI, Maíra Bittar  and  CAMPOS, Érico Bruno Viana. Modelos teóricos em psicossomática psicanalítica: uma revisão. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 29-40. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-03Pt.

Este artigo é um estudo teórico da literatura psicanalítica sobre o tema da psicossomática que tem por objetivo revisar os modelos de abordagem desse fenômeno buscando a compreensão de suas diferenças e similitudes em termos de fundamentação teórica. Os resultados apontam para duas maneiras distintas de ver as doenças psicossomáticas, ligadas a duas tradições em psicanálise. Na vertente francesa, ligada mais ou menos diretamente à perspectiva lacaniana, cujas principais referências foram Jacques Alain-Miller e Pierre Marty, o fenômeno não constitui um deslocamento representacional, mas sim uma falha nos processos de simbolização. Em uma segunda vertente, que congrega a Escola Psicossomática de Chicago até autores franceses não lacanianos, cujas principais referências foram Joyce McDougall e Christophe Dejours, o fenômeno psicossomático é compreendido em uma linha divergente, relacionando a formação do sintoma a conflitos inconscientes que são simbolizados na doença, mas em uma forma de simbolização mais precária em relação ao modelo da histeria. Apesar das divergências, entende-se que há conciliação quanto aos princípios na direção do tratamento, que consiste em definir um sentido para o sintoma, não por meio do resgate de uma fantasia inconsciente como no modelo clássico da histeria, e sim construindo um sentido onde não havia encadeamento histórico-narrativo.

Keywords : Psicanálise; psicossomática; somatização; simbolização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License