SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Theoretical models in psychosomatic psychoanalysis: a reviewEffect of rules and rule change on the behavior in DRL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CASTRO, Thiago Gomes de; PINHATTI, Marcelle Matiazo  and  RODRIGUES, Rodrigo Machado. Avaliação de imagem corporal em obesos no contexto cirúrgico de redução de peso: revisão sistemática. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 53-65. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-04Pt.

A imagem corporal é amplamente definida como o conjunto de percepções, pensamentos e sentimentos de um indivíduo sobre o seu próprio corpo. A alteração da imagem corporal em quadros de obesidade severa é relatada consistentemente na literatura médica e psicológica. O objetivo da presente pesquisa foi investigar o instrumental de avaliação de imagem corporal utilizado em estudos com obesos no contexto de intervenção cirúrgica de redução de peso. Realizou-se uma revisão sistemática em cinco bases de dados no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2014. Artigos em língua inglesa e portuguesa foram incluídos para análise. A busca com os descritores retornou 462 registros dos quais 15 cumpriram os critérios de inclusão. Foram identificados nove instrumentos que mensuram imagem corporal. Destacou-se a prevalência de instrumentos de autorrelato sobre a satisfação com o próprio corpo. Embora a literatura descreva a alteração perceptiva da imagem corporal em obesos, a avaliação prioriza o nível de satisfação subjetiva com o próprio corpo.

Keywords : Obesidade; imagem corporal; cirurgia; revisão sistemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License