SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Evaluación de la imagen corporal en obesos en el contexto quirúrgico de reducción de peso: revisión sistemáticaMantenimiento de desigualdades en la evaluación de género en la psicología brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

COSTA, Carlos Eduardo; CALIXTO, Fernanda Castanho  y  BANACO, Roberto Alves. O efeito de instruções e de mudanças de instruções sobre o comportamento em DRL. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 81-96. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-05.

O objetivo foi investigar o efeito da história comportamental com regras correspondentes, discrepantes e mínimas sobre o seguimento de uma regra discrepante subsequente. Participaram 20 estudantes universitários distribuídos em quatro grupos. Nas duas fases do estudo a tarefa foi clicar um botão e ganhar pontos, liberados de acordo com um DRL 5 segundos. Na Fase 1, os grupos foram caracterizados de acordo com a instrução fornecida: Grupo Controle e Grupo IM (Instrução Mínima), Grupo IC (Instrução Correspondente) e Grupo ID (Instrução Discrepante). Na Fase 2 o Grupo Controle recebeu novamente a instrução mínima e os demais grupos receberam uma instrução discrepante. A IM informava que os participantes deveriam ganhar pontos usando o mouse; a IC dizia que deveriam pressionar o botão a cada 5 s e a ID dizia que deveriam pressionar o botão a cada segundo. Os resultados do presente estudo sugeriram que as histórias com instruções correspondentes (Grupo IC) e discrepantes (Grupo ID) na Fase 1 aumentaram o tempo necessário para o contato com as contingências programadas na Fase 2 e a história com instruções mínimas aumentou a probabilidade de sensibilidade comportamental.

Palabras clave : História comportamental; comportamento governado por regras; resistência à mudança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License