SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O efeito de instruções e de mudanças de instruções sobre o comportamento em DRLConcepções de educadoras de berçário sobre desenvolvimento infantil e interação educadora-bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COSTA, Angelo Brandelli; NARDI, Henrique Caetano  e  KOLLER, Silvia Helena. Manutenção de desigualdades na avaliação do gênero na psicologia brasileira. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 97-115. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-06.

A partir da análise crítica da escala de Masculinidade e Feminilidade (M) da versão brasileira da Escala de Personalidade de Comrey (CPS), o objetivo deste estudo é recuperar o tratamento histórico que a psicologia feminista deu às ideias de sexo e gênero e seus desdobramentos. Além disso, pretende apontar para uma concepção de gênero autodesignada, não essencialista, pluralista e não patológica. Por fim, visa a analisar como o CPS é mantido como medida psicológica válida no contexto brasileiro em paralelo, contraditoriamente, com a defesa da igualdade de gênero. O uso do CPS no Brasil parece se relacionar ao fato de que os estudos feministas na psicologia social e a avaliação psicológica se consolidaram com poucas interfaces e com bases epistemológicas distintas. Conclui-se apontando que as práticas psicológicas, com ênfase as medidas de avaliação de gênero, sejam revistas à luz do conhecimento contemporâneo dos estudos de gênero e da psicologia feminista.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; gênero; sexo; Escala de Personalidade de Comrey.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License