SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Inequalities maintenance in the brazilian psychology gender assessmentOnline gaming motivations scale: adaptation study to the brazilian milieu author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

KLEIN, Berenice Stéinmetz  and  MARTINS, Gabriela Dal Forno. Concepções de educadoras de berçário sobre desenvolvimento infantil e interação educadora-bebê. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 117-130. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-07.

O presente estudo teve como objetivo caracterizar as concepções de educadoras de berçário a respeito do desenvolvimento infantil e da interação educadora-bebê. Participaram seis educadoras, que atuavam em escolas da rede municipal e atendiam bebês de quatro a dezesseis meses. As educadoras responderam a duas entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram avaliadas qualitativamente, através da analise de conteúdo. Os resultados indicaram que embora as educadoras tenham destacado importantes necessidades do bebê e aspectos relevantes que influenciam seu desenvolvimento, tenderam a descrevê-lo como pouco ativo e competente, menosprezando, por exemplo, suas competências para estabelecer trocas e compartilhamento de emoções com outros bebês e adultos, bem como para explorações através de movimentos livres. Além disso, ressaltaram a estimulação constante como prática principal da educadora na interação com o bebê. De forma geral, o estudo aponta para a relevância da formação continuada como estratégia para construir novas compreensões sobre o bebê e ampliar o escopo de ações da educadora de berçário para além das já consolidadas.

Keywords : Concepções; educadoras; desenvolvimento infantil; interação; educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License