SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Manutenção de desigualdades na avaliação do gênero na psicologia brasileiraEscala de motivações para jogos online: estudo de adaptação à realidade brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

KLEIN, Berenice Stéinmetz  e  MARTINS, Gabriela Dal Forno. Concepções de educadoras de berçário sobre desenvolvimento infantil e interação educadora-bebê. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 117-130. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-07.

O presente estudo teve como objetivo caracterizar as concepções de educadoras de berçário a respeito do desenvolvimento infantil e da interação educadora-bebê. Participaram seis educadoras, que atuavam em escolas da rede municipal e atendiam bebês de quatro a dezesseis meses. As educadoras responderam a duas entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram avaliadas qualitativamente, através da analise de conteúdo. Os resultados indicaram que embora as educadoras tenham destacado importantes necessidades do bebê e aspectos relevantes que influenciam seu desenvolvimento, tenderam a descrevê-lo como pouco ativo e competente, menosprezando, por exemplo, suas competências para estabelecer trocas e compartilhamento de emoções com outros bebês e adultos, bem como para explorações através de movimentos livres. Além disso, ressaltaram a estimulação constante como prática principal da educadora na interação com o bebê. De forma geral, o estudo aponta para a relevância da formação continuada como estratégia para construir novas compreensões sobre o bebê e ampliar o escopo de ações da educadora de berçário para além das já consolidadas.

Palavras-chave : Concepções; educadoras; desenvolvimento infantil; interação; educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License