SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Concepciones de educadoras de guarderías sobre el desarrollo infantil y la interacción educadora-bebéEvento científico sobre la meditación y mindfulness en Brasil: relato de experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

GOUVEIA, Valdiney Veloso et al. Escala de motivações para jogos online: estudo de adaptação à realidade brasileira. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 131-141. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-08.

Este estudo teve como objetivo adaptar ao contexto brasileiro a Escala de Motivações para Jogos Online (EMJO), reunindo evidências de sua validade de construto. Os participantes foram 332 jogadores (83,8% do sexo masculino) distribuídos aleatoriamente em dois grupos: N1 com 132 jogadores (Midade = 24,8; DP = 5,80) e N2 composta por 200 jogadores (Midade = 24,2; DP = 5,63). Estes responderam a EMJO e perguntas demográficas. Com o N1 foi realizado uma análise dos componentes principais, que mostrou adequada a estrutura com três dimensões com consistência interna aceitável (alfa de Cronbach,α): realização (α = 0,76), imersão (α = 0,78) e social (α = 0,72). A partir do N2, testou-se a estrutura tridimensional por meio de análise fatorial confirmatória. Os indicadores de ajuste deste modelo corroboraram sua adequação (e.g., CFI = 0,94, RMSEA = 0,06), tendo os três fatores apresentado consistência interna superior a 0,70. Concluiu-se que esta medida reúne evidências de validade de construto, podendo ser utilizada em estudos futuros.

Palabras clave : Jogos online; escala; validade; precisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License