SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Escala de motivações para jogos online: estudo de adaptação à realidade brasileiraVivências de mães e bebês prematuros durante a internação neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MENEZES, Carolina Baptista. Evento científico sobre meditação e mindfulness no Brasil: relato de experiência. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 143-152. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-09.

As práticas meditativas vêm sendo crescentemente estudadas, adaptadas e aplicadas no ocidente, especialmente no campo da ciência psicológica. Apesar da área já ter adquirido expressiva disseminação e visibilidade no que tange à sua produção científica mundial, no Brasil este ainda é um campo incipiente. O objetivo deste relato é divulgar e descrever dois eventos científicos conjugados sobre meditação e mindfulness ocorridos no ano de 2014 em São Paulo, Brasil, dos quais tive a oportunidade de participar na qualidade de mediadora, palestrante e ouvinte. Além de uma contextualização e caracterização geral dos eventos, este relato explora alguns temas apresentados, em especial aqueles com relevância para a ciência psicológica. De forma conjunta, as atividades desenvolvidas no Pré-Simpósio e Simpósio permitiram uma rica reflexão e discussão acerca de questões científicas e clínicas pertinentes e atuais, contribuindo para o crescimento, o reconhecimento e o avanço da área no Brasil. Espera-se que cada vez mais eventos sobre o tema sejam criados e realizados no território nacional, especialmente visando que o estudo sobre meditação/mindfulness seja formalizado enquanto área da ciência psicológica Brasileira.

Palavras-chave : Meditação; mindfulness; relato de experiência; ciência psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License