SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Scientific event on meditation and mindfulness in Brazil: an experience reportLhe fixity of fantasy in contemporary clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BASEGGIO, Denice Bortolin et al. Vivências de mães e bebês prematuros durante a internação neonatal. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 153-167. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-10.

O significativo aumento de nascimentos de bebês prematuros no Brasil, principal causa de morte até os 28 dias de vida do bebê, tem preocupado os diferentes profissionais da área de saúde. Diante desta realidade, investigou-se como as mães e bebês prematuros vivenciam o período de internação em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, em um Hospital do Interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com delineamento de estudos de casos múltiplos. Participaram três bebês prematuros que nasceram com menos de 37 semanas e com peso inferior a 2.500 Kg, de ambos os gêneros, que necessitaram permanecer em atendimento na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) entre o primeiro mês de vida, e suas respectivas mães. Os instrumentos foram: entrevista semiestruturada; prontuário médico dos bebês e sessões de observação da dupla. A partir dos dados coletados foi construída a história clínica do bebê. Cada caso foi analisado de forma individual a partir de sete eixos norteadores, depois foram comparados entre si, a partir da premissa metodológica da Síntese dos Casos Cruzados. Constatou-se que a vivência de internação da mãe e do bebê em uma UTIN interfere negativamente na separação da díade mãe-bebê e nos sentimentos vivenciados pelas mães.

Keywords : Bebê; prematuridade; Neonatologia; vínculo mãe-bebê; Psicologia Clínica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License