SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Vivências de mães e bebês prematuros durante a internação neonatal(Im)posturas jornalísticas: incompreensões da revista Veja sobre B. F. Skinner índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ANDRADE, Ana Bárbara  e  HERZOG, Regina. A fixidez da fantasia na clínica contemporânea. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 169-179. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-11.

O objetivo do artigo é examinar a especificidade da fantasia na clínica contemporânea. Buscaremos analisar a particularidade de um fantasiar de menos valia narcísica que se manifesta de forma privilegiada nesta clínica e os aspectos que o determinam. A fixidez do fantasiar penoso revela-se uma problemática que não só dificulta a mobilidade psíquica do sujeito, como também coloca obstáculos à própria mobilidade da prática psicanalítica. Começaremos por Freud, examinando suas elaborações teóricas a respeito da noção de fantasia, a fim de sublinhar a positividade da atividade prazerosa do fantasiar. Analisaremos ainda as contribuições teórico-clínicas de Winnicott a respeito da imobilidade e estereotipia da vida de fantasia. Nossa hipótese é a de que a especificidade da relação primária que se estabelece entre o infans e a figura materna determina a extensão e mobilidade do fantasiar. Indicaremos que a fixidez da fantasia decorreria de uma relação traumática de submissão absoluta ao objeto primário. Desenvolveremos uma reflexão teórico-clínica a propósito da condução do tratamento analítico com tais pacientes.

Palavras-chave : Fantasia; clínica; psicanálise; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License