SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A fixidez da fantasia na clínica contemporâneaAntecedentes de expectativas de carreira na organização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

AZOUBEL, Marcos Spector  e  ABBUD, Gabriella Mendes. (Im)posturas jornalísticas: incompreensões da revista Veja sobre B. F. Skinner. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 181-192. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-12.

A ciência da análise do comportamento e o behaviorismo radical são recorrentemente alvos de incompreensões, pré-conceitos e críticas infundadas, que constituem barreiras para a difusão das propostas filosóficas, conceituais e tecnológicas da área. Os meios de comunicação popular exercem importante papel na difusão de tais visões. Por isso é importante examinar o que é dito sobre a área, a fim de subsidiar ações efetivas para esclarecimento das incompreensões da comunidade de não analistas do comportamento. No Brasil, a revista Veja se destaca como um dos meios de circulação de informações mais populares. O objetivo do presente trabalho foi identificar o que foi publicado na revista Veja sobre behaviorismo radical e análise do comportamento e avaliar criticamente as referências identificadas. A partir de buscas no acervo digital da revista, encontraram-se 67 ocorrências dos termos "Skinner", "análise do comportamento" e "behaviorismo". Foram selecionados para a análise 12 trechos. Dentre estes, 11 contiveram ou incompreensões históricas ou conceituais em relação ao behaviorismo radical e à análise do comportamento.

Palavras-chave : Análise do comportamento; behaviorismo radical; incompreensão do behaviorismo; Skinner; mídia popular; revista Veja.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License