SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Journalistic (im)postures: misconceptions of Veja magazine about B. F. SkinnerProject of having children: a review of national and international scientific literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

VASCONCELLOS, Vinicius Carvalho de  and  NEIVA, Elaine Rabelo. Antecedentes de expectativas de carreira na organização. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 193-205. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-13.

Diante da instabilidade do mundo organizacional, a questão do futuro na carreira atrai cada vez mais a atenção dos trabalhadores. Neste sentido, este artigo analisou a influência de cinco variáveis antecedentes nas expectativas dos indivíduos sobre suas carreiras na atual organização. As variáveis antecedentes foram: sexo, tempo de organização do indivíduo, cargo ocupado, obtenção (ou não) de conquistas profissionais recentes e a participação (ou não) em programas de desenvolvimento de carreira. O estudo contou com três amostras independentes, oriundas de uma autarquia federal (n=305), de uma empresa de economia mista (n=265) e de um conjunto de organizações de distintos setores/segmentos da economia (n=352). Expectativas de carreira foram aferidas pela Escala de Expectativas de Carreira na Organização. Os dados indicaram que indivíduos em cargos gerenciais, participantes de programas de desenvolvimento e com conquistas profissionais recentes detêm expectativas mais favoráveis do que os demais. O efeito das demais variáveis foi pequeno/inexistente. Na discussão, os resultados são analisados a luz das contribuições e limitações da pesquisa.

Keywords : Expectativas; desenvolvimento profissional; organizações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License