SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Antecedentes de expectativas de carreira na organizaçãoPsicoterapia psicanalítica infantil: o lugar dos pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BIFFI, Mariana  e  GRANATO, Tania Mara Marques. Projeto de ter filhos: uma revisão da literatura científica nacional e internacional. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 207-220. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-14Pt.

Nas sociedades ocidentais, o tema do projeto de ter filhos tem ganhado destaque devido à redução das taxas de natalidade e o adiamento da parentalidade, o que tem trazido repercussões sociais, políticas e econômicas, além de implicações para o âmbito da saúde física e mental. Nesse contexto, buscamos compreender como o projeto de ter ou não filhos vem sendo investigado na literatura científica nacional e internacional. Por meio de uma revisão sistemática realizada no período de 2009 a 2014, foram selecionados 18 artigos. Os estudos analisados indicam a possibilidade de escolha entre ter ou não filhos; a entrada da figura masculina nesse âmbito; o estabelecimento de pré-condições que configuram o momento certo para ter filhos; além dos conflitos e ambivalências que permeiam esse processo de escolha. Observamos que os estudos internacionais focalizam a tomada de decisão dos indivíduos e visam a promoção de políticas públicas, enquanto os trabalhos nacionais buscam compreender fenômenos recentes, como a opção de não ter filhos. Destaca-se assim, a relevância do tema e a necessidade de sua exploração no âmbito da pesquisa nacional, em busca da apreensão dos novos sentidos que emergem do relacionamento conjugal e familiar.

Palavras-chave : Parentalidade; conjugalidade; contemporaneidade; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License