SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Psicoterapia psicanalítica infantil: o lugar dos paisA atuação do psicólogo nos NASF: desafios e perspectivas na atenção básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

NAVES, Nayara Tiemi; GROMOWSKI, Alessandra Elisa; VERCESI, Cristiane  e  CORDEIRO, Silvia Nogueira. Significado de comer e percepção corporal em mulheres que procuraram o programa multiprofissional na medida. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 267-278. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-16Pt.

A experiência subjetiva vivenciada socialmente e a imagem corporal formada na primeira infância são aspectos que contribuem para a percepção do próprio corpo. O ato de comer vai além de seu significado histórico-cultural e passa por processos inconscientes. Objetivou-se conhecer o significado do comer e a percepção corporal de 27 mulheres que se interessaram em participar do programa multiprofissional Na Medida, residentes na região norte do Paraná, Brasil. Utilizou-se um questionário semiestruturado para o levantamento dos dados, que foram analisados a partir do conteúdo temático-categorial pelo referencial da psicanálise, considerando o contexto social. Os resultados demonstram que o comer, além de significar a preservação da espécie, está ligado a processos inconscientes que visam a busca por satisfação. As mulheres sentiam-se insatisfeitas com seu próprio corpo e verificou-se a tentativa de suprir a falta investindo no corpo, (re)significando-o e tentando criar uma imagem idealizada sob o olhar do Outro.

Palavras-chave : Imagem corporal; percepção; alimentação; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License