SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1The meaning of eating and body perception of women that sought the na medida multidisciplinary programEffects of echoic teaching combined with basic reading repertoires on word naming in children with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

OLIVEIRA, Isabel Fernandes de et al. A atuação do psicólogo nos NASF: desafios e perspectivas na atenção básica. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 291-304. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-17Pt.

RESUMO Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família visam elevar a resolutividade, abrangência e escopo da Estratégia Saúde da Família e para isso se estruturam em nove áreas estratégicas, dentre as quais a saúde mental. Por meio dessa, os psicólogos ocupam espaço de destaque nas equipes dos núcleos, cujo trabalho deve priorizar o apoio matricial. Esta pesquisa objetivou analisar a atuação psicológica nesses núcleos no estado do RN, no tocante aos modelos de atuação empregados e sua consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde para o nível de complexidade em questão. Foram realizadas 24 entrevistas semiestruturadas com psicólogos dos núcleos de 16 microrregiões de saúde do estado. Após análise de conteúdo temática, os principais resultados apontam que os psicólogos realizam atividades socioeducativas, visitas domiciliares e atendimentos clínicos. Não há clareza sobre seu papel nos núcleos, mas identificam-se reflexões sobre seu trabalho e a necessidade de modelos de atuação diferentes dos tradicionais para a profissão.

Keywords : Psicólogos; atenção básica a saúde; apoio matricial.

        · abstract in English | English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License