SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A atuação do psicólogo nos NASF: desafios e perspectivas na atenção básicaArranjo de estímulos em treino discriminativo simples com compostos e emergência de classes de estímulos equivalentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GOMES, Máyra Laís de Carvalho; BENITEZ, Priscila; DOMENICONI, Camila  e  VERDU, Ana Claudia Moreira Almeida. Efeitos do ensino do ecoico aliado a repertórios básicos de leitura sobre a nomeação de palavras em crianças com deficiência intelectual. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 319-334. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-18Pt.

RESUMO Os repertórios discriminativos básicos podem ser considerados importantes pré-requisitos para a aquisição da leitura. O presente trabalho verificou a influência do ensino gradual de repertórios discriminativos prévios ao repertório de leitura sobre a aquisição desta habilidade para crianças com deficiência intelectual, destacando o ensino de ecoico aliado à nomeação de figuras. Participaram duas crianças com Síndrome de Down e deficiência intelectual, com dificuldades para oralizar. Foram ensinadas relações entre estímulos baseadas em seleção de figuras e palavras impressas mediante palavra ditada; e entre estímulos e respostas como ecoar conforme palavra ditada, nomear figuras e construir palavra impressa. Após este ensino foram testadas a nomeação das palavras impressas e as relações de equivalência entre palavra impressa e figura e vice versa. Os desempenhos nas tarefas relacionais emergentes passaram de 45% de acertos, em média, avaliados no pré-teste, para a média de 77% de acertos no pós-teste. Os participantes que antes apresentavam repertório nulo de nomeação passaram a ler. O ensino de ecoico pôde auxiliar na nomeação mais precisa de palavras impressas e o planejamento gradual do ensino de habilidades relacionais básicas de nomeação proporcionou a ampliação deste repertório.

Palavras-chave : Nomeação de palavras; relações de equivalência; ecoico; deficiência intelectual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License