SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Arreglo de estímulo en compuestos simples con entrenamiento discriminativo y la clase equivalente de estímulos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CENCI, Cláudia Mara Bosetto; BONA, Camila Scomazzon; CRESTANI, Pamela Letícia  y  HABIGZANG, Luisa Fernanda. Dinheiro e conjugalidade: uma revisão sistemática da literatura. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 385-399. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-20.

Este artigo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional da produção científica existente sobre a temática dinheiro e conjugalidade no período de 2004 a 2014. Foram consultadas as bases de dados PsycINFO, Scientific Electronic Library Online (SciELo), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e Periódicos Capes e a busca foi realizada por juizes independentes com a utilização dos descritores "money AND marital finances"; "money AND couples"; "money AND marital interaction"; "money AND marital relationship"; "money AND marital conflict"; "couples AND meaning of money"; "couples AND economic psychology"; "couples AND management of money"; "couples AND financial problems"; "couples AND use of money". A busca gerou o resultado de 1.116 artigos. Para a análise, foram excluídos artigos repetidos, teses, dissertações, resumos e trabalhos que não relacionavam dinheiro e conjugalidade, totalizando 41 artigos. Os resultados revelaram que os conflitos relacionados ao dinheiro ocorrem com mais intensidade no início do casamento e no que antecede a aposentadoria, que os desacordos financeiros são fortes preditores para o divórcio e que o manejo do dinheiro está relacionado com aspectos afetivos e satisfação conjugal.

Palabras clave : Dinheiro; conjugalidade; revisão sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License