SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Psychological expertise in cases of interparental conflict: recommendations for practicePhenomenological profiles of autobiographical memories in individuals with depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GASPARETTO, Letícia Garibaldi; BANDEIRA, Cláudia  and  GIACOMONI, Claudia Hofheinz. Bem-estar subjetivo e traços de personalidade em crianças: uma relação possível?. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 447-457. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-03.

Este estudo teve como objetivo analisar as possíveis relações entre bem-estar subjetivo e traços de personalidade em 148 crianças brasileiras com idades entre cinco e 11 anos. As crianças eram estudantes do ensino básico e fundamental de duas escolas particulares e duas escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, Brasil. Os instrumentos utilizados foram a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças, a Escala de Afetos Positivos e Negativos para Crianças e a Escala de Traços de Personalidade para Crianças. Verificou-se que os afetos positivos correlacionaram positivamente com algumas dimensões da satisfação de vida como família e amizade, e com os traços extroversão e sociabilidade. Os afetos negativos apresentaram correlação positiva com os traços neuroticismo e psicoticismo. Esses achados são similares às correlações encontradas em adultos, bem como ampliam o entendimento da associação entre bem-estar subjetivo e traços de personalidade na infância.

Keywords : Traços de personalidade; bem-estar subjetivo; criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License