SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Pericia psicológica en casos de conflicto entre los padres: recomendaciones para la prácticaPerfiles fenomenológicos de evocación autobiográfica en individuos con depresión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

GASPARETTO, Letícia Garibaldi; BANDEIRA, Cláudia  y  GIACOMONI, Claudia Hofheinz. Bem-estar subjetivo e traços de personalidade em crianças: uma relação possível?. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 447-457. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-03.

Este estudo teve como objetivo analisar as possíveis relações entre bem-estar subjetivo e traços de personalidade em 148 crianças brasileiras com idades entre cinco e 11 anos. As crianças eram estudantes do ensino básico e fundamental de duas escolas particulares e duas escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, Brasil. Os instrumentos utilizados foram a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças, a Escala de Afetos Positivos e Negativos para Crianças e a Escala de Traços de Personalidade para Crianças. Verificou-se que os afetos positivos correlacionaram positivamente com algumas dimensões da satisfação de vida como família e amizade, e com os traços extroversão e sociabilidade. Os afetos negativos apresentaram correlação positiva com os traços neuroticismo e psicoticismo. Esses achados são similares às correlações encontradas em adultos, bem como ampliam o entendimento da associação entre bem-estar subjetivo e traços de personalidade na infância.

Palabras clave : Traços de personalidade; bem-estar subjetivo; criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License