SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Bem-estar subjetivo e traços de personalidade em crianças: uma relação possível?Bodas para uma vida: motivos para manter um casamento de longa duração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LOLICH, María; AZZOLLINI, Susana  e  VAZQUEZ, Gustavo. Perfis fenomenológicos da evocação autobiográfica em indivíduos com depressão. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 459-472. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-04Es.

Os registos autobiográficos encontram-se em relação íntima com os procesoss de regulação emocional e com a concepção de si mesmo. Por outro lado, os procesos de acesso aos componentes fenomenológicos específicos estariam alterados durante a ocorrência de alterações afetivas. A amostra não probabilística intencional foi constituída por 94 indivíduos com depressão maior e 188 indivíduos sãos, provenientes da cidade de Buenos Aires, Argentina. Foram comparados os componentes fenomenológicos das memorias autobiográficas significativas quanto à sua quantidade e intensidade. Ao mesmo tempo, comparou-se o rendimento do grupo depressivo de acordo com a presença ou ausência de episódios depressivos prévios, tratamento psicofarmacológico e severidade dos sintomas. Encontraram-se diferenças significativas na Quantidade e Intensidade Totais dos componentes fenomenológicos evocados, apresentando o grupo clínico uma evocação reduzida (p<0,001). Ao mesmo tempo, as dimensões Valencia, Imagem Visual, Sensorialidade, Intersubjetividade e Claridade também apresentaram diferenças significativas. Contudo, não se encontraram diferenças significativas ao realizar as análises secundárias de acordo com as variáveis clínicas. Os individuos com depressão mostraram um padrão distintivo de evocação fenomenológica de suas memórias em comparação com os controles. Considerar as modalidades fenomenológicas de evocação autobiográfica à luz dos modelos cognitivos em Mindfulness e Imagem tem implicações clínicas relevantes.

Palavras-chave : Memória autobiográfica; especificidade; experiencia; depressão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License