SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Perfis fenomenológicos da evocação autobiográfica em indivíduos com depressãoNo limiar do ensino fundamental: estresse, competência e ajustamento em alunos do 1º ano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ALVES-SILVA, Junia Denise; SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Bodas para uma vida: motivos para manter um casamento de longa duração. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 487-501. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-05.

O objetivo deste estudo foi investigar os motivos que levam as pessoas a manterem casamentos de longa duração. Foram entrevistados sete casais com tempo médio de casamento de 45,7 anos, com média de idade de 68,9 anos e com filhos. A partir de dois roteiros semiestruturados, os participantes foram entrevistados individualmente e em casal, totalizando 21 entrevistas. Por meio da análise de conteúdo temática, foram construídas 19 categorias com os motivos mais frequentes indicados pelos participantes para a manutenção do casamento. A responsabilidade com a família e com o cônjuge, a necessidade de cumprir o que consideram como dever de esposo/esposa e pai/mãe, além dos laços afetivos entre os familiares foram os motivos mais elencados nas entrevistas. Foi possível observar a tentativa de equilíbrio entre individualidades e conjugalidade por parte dos casais entrevistados, bem como a manutenção dos papéis de gênero ao longo dos anos de relacionamento. Devem ser fomentados novos estudos nesse tema, contribuindo para a área da conjugalidade.

Palavras-chave : Casamento; relações conjugais; motivação; velhice.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License