SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Entire life's wedding: reasons to maintain a long-term marriageGeneralization of mands learned by PECS (Picture Exchange Communication System) in children with autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CREPALDI, Erica Taciana dos Santos; CORREIA-ZANINI, Marta Regina Gonçalves  and  MARTURANO, Edna Maria. No limiar do ensino fundamental: estresse, competência e ajustamento em alunos do 1º ano. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 503-515. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-06Pt.

Este estudo objetivou comparar crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (EF), com e sem sintomas de estresse, em indicadores de ajustamento e competência relacionados ao desempenho acadêmico, social e comportamental, separadamente para meninos e meninas. Participaram da pesquisa 85 meninos e 72 meninas, bem como 25 professores, estes como informantes. As crianças responderam à Escala de Stress Infantil e ao Inventário de Estressores Escolares, e realizaram a Provinha Brasil de desempenho acadêmico. Os professores avaliaram as habilidades sociais e os problemas de comportamento externalizantes e internalizantes dos seus alunos com o Social Skills Rating System. Não houve diferença de gênero quanto ao estresse. As meninas obtiveram melhores resultados em desempenho acadêmico e habilidades sociais; os meninos apresentaram mais problemas externalizantes. Na comparação entre crianças com estresse e sem estresse, do mesmo sexo, meninos com estresse estão em desvantagem em todas as variáveis avaliadas. Entre as meninas se verifica tendência semelhante, porém com menos variáveis envolvidas (seis das 10 variáveis). Os resultados sugerem que crianças mais competentes apresentam maior facilidade para se ajustarem às demandas adaptativas da transição. Elas percebem as tarefas adaptativas como menos estressantes, o que supostamente as torna menos expostas aos efeitos adversos do estresse.

Keywords : Estresse infantil; transição escolar; ensino fundamental; habilidades sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License