SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2No limiar do ensino fundamental: estresse, competência e ajustamento em alunos do 1º anoAnálise estrutural da bateria de avaliação de indicadores de depresão infantojunenil: uma abordagem ESEM bifactor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

JESUS, Juliana Campos de; OLIVEIRA, Thais Porlan  e  REZENDE, Junio Vieira de. Generalização de mandos aprendidos pelo PECS (Picture Exchange Communication System) em crianças com transtorno do espectro autista. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 531-543. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-07.

O ensino de comportamento verbal com o uso de comunicação alternativa é um instrumento para melhorar a interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo do estudo foi ensinar mandos com o Picture Exchange Communication System (PECS) e avaliar a sua generalização entre ambientes. Os mandos treinados consistem na troca de cartões com estímulos visuais pelos próprios itens. Participaram do estudo quatro crianças diagnosticadas com TEA, com idade entre 6 e 12 anos. Após treino do PECS, professora e mães receberam instruções e registraram a emissão de mandos (teste de generalização) nos ambientes escolar e domiciliar. Os resultados mostraram que para três crianças o ensino de mandos foi bem sucedido e que ocorreu a generalização para outros itens nos dois contextos avaliados. É discutida a necessidade de maior controle de variáveis que interfiram no treino para a aquisição de mandos, além de planejamento da generalização pelas crianças para ambientes, pessoas e itens diferentes.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; comportamento verbal; mando; PECS; generalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License