SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Generalização de mandos aprendidos pelo PECS (Picture Exchange Communication System) em crianças com transtorno do espectro autistaCriatividade na educação superior: desafios e fatores facilitadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BORGES, Lisandra; BAPTISTA, Makilim Nunes  e  SERPA, Alexandre Luiz de Oliveira. Análise estrutural da bateria de avaliação de indicadores de depresão infantojunenil: uma abordagem ESEM bifactor. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 545-552. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-08.

A depressão em crianças e adolescentes tem atingido níveis alarmantes, evidenciando uma necessidade cada vez maior para o diagnóstico precoce da doença. A depressão é um construto intimamente relacionado com indicadores e uma ampla faixa de sintomas. A Bateria de Avaliação de Indicadores de Depressão Infantojuvenil (BAID-IJ) foi desenvolvido para medir os sintomas nucleares da depressão, solidão, desamparo, a autoestima e autoconceito. Participaram da pesquisa 976 crianças e adolescentes de 8-18 anos. Os dados foram coletados a partir de duas escolas públicas e de serviços públicos de saúde mental no Brasil. A estrutura interna foi estudada com a comparação de seis diferentes modelos exploratórios e confirmatórios. A comparação entre os modelos indicou que a modelagem de equação estrutural do fator latente exlicou melhor a variância dos dados. A estrutura latente prevista para a bateria foi confirmada, levando em conta a complexidade da medida correlacionada construções, ligando a teoria à medida.

Palavras-chave : Psicometrica; avaliação psicológica; depressão infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License