SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Análise estrutural da bateria de avaliação de indicadores de depresão infantojunenil: uma abordagem ESEM bifactorAs crenças sobre a homossexualidade e o preconceito contra homossexuais no ambiente de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza  e  PEREIRA, Nielsen. Criatividade na educação superior: desafios e fatores facilitadores. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 553-561. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-09.

A importância de se estimular a criatividade de estudantes da educação superior tem sido amplamente reconhecida devido à necessidade de preparar os jovens para o mundo incerto e complexo do trabalho, que requer dos indivíduos habilidade para utilizar suas capacidades criativas. Apesar desse reconhecimento, o incentivo à criatividade na educação superior tem se constituído um desafio para os professores. Embora haja consenso de que os estudantes universitários sejam criativos, os professores, em geral, não estão familiarizados com ambientes de ensino-aprendizagem promotores da criatividade. Além disso, muitos fatores impactam a expressão criativa em instituições de ensino superior, tais como resistência dos estudantes, estrutura organizacional das universidades, atributos dos professores e práticas pedagógicas. Este artigo discute vários desafios ao florescimento da criatividade na educação superior, bem como alguns fatores que facilitam seu desenvolvimento nesse tipo de contexto educativo.

Palavras-chave : Criatividade; educação superior; professores; estudantes; práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License