SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Criatividade na educação superior: desafios e fatores facilitadoresDescrição e análise de uma intervenção psicológica com bailarinos pelo Software IRAMUTEQ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PEREIRA, Annelyse dos Santos Lira Soares; DIA, Susana Maria Pires da Silva; LIMA, Tiago Jessé Souza de  e  SOUZA, Luana Elayne Cunha de. As crenças sobre a homossexualidade e o preconceito contra homossexuais no ambiente de trabalho. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 563-575. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-10.

O presente estudo tem por objetivo entender o preconceito contra homossexuais no ambiente de trabalho a partir das crenças que os trabalhadores heterossexuais têm sobre a natureza da homossexualidade. Levantamos a hipótese de que essas crenças estão na base da expressão de atitudes e comportamentos homofóbicos no ambiente de trabalho. Tomaram parte neste estudo 169 trabalhadores heterossexuais, de cinco empresas portuguesas de grande porte, de ambos os sexos, com idade média de 32,8 anos (DP= 8,29), sendo a maioria do sexo feminino (68%). Os resultados obtidos mostraram que o preconceito contra homossexuais no ambiente de trabalho se expressa pela maior adesão a crenças ético-morais como explicação da natureza da homossexualidade. Os homens apresentam maior rejeição à proximidade e expressão de mais emoções negativas em relação aos homossexuais do que as mulheres. A discussão aborda a importância de crenças sobre a natureza dos grupos sociais para melhor se compreender os princípios organizadores do preconceito e da discriminação contra grupos minoritários no contexto de relações laborais.

Palavras-chave : Crenças; homossexualidade; preconceito; trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License